A mordomia da personalidade

17/06/2011 12:29

 

A Mordomia da personalidade

 

 

TEXTO:  1 Sm 16.7 “Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

 

INTRODUÇÃO:  “CONHECE-TE A TI MESMO” disse o filosofo! Acredito que há uma profunda sabedoria nesta afirmação. Conhecer a si mesmo é, em suma, ter conhecimento do que é o homem; conhecer seus medos suas limitações, suas fraquezas, com o objetivo de poder viver melhor com o outro, de poder relacionar e interagir com outros  “eus” diferente do meu próprio eu.

Esse conhecimento, dá-nos o porquê de muita coisa que se passa em nós, é um poderoso agente de nossa saúde mental, espiritual e física. A compreensão, e aceitação,  _ ou não aceitação, no caso da necessária metanóia ou conversão, do esforço para a cura interna, enquanto depende de nós, _  essa compreensão, digo,  é o meio caminho andado para o equilíbrio interior e para perfeição integral do homem”

Pe. Haroldo J. Rahm,

É isso que procuraremos abordar, primeiro, mostrando os fundamentos científicos e por ultimo o caminho bíblico que se deve percorrer a fim de encontrar a verdadeira vitória e redenção da personalidade.

 

1 – O que é a personalidade?

 

Personalidade é um termo que apresenta muitas variações de significado. Em geral representa uma noção de unidade integrativa do ser humano, pressupondo uma idéia de totalidade. No senso comum é usada para se referir à capacidade de rápidas tomadas de decisão, para se referir a uma característica marcante da pessoa, como timidez ou extroversão por exemplo, ou ainda para se referir a alguém importante ou ilustre: “uma personalidade”. A personalidade atribuída a uma pessoa pode definir, para o senso comum, se esta pessoa é boa ou má. A psicologia evita este juízo de valor. A personalidade seria um conjunto de características que diferenciam os indivíduos

 

O pastor Antonio Gilberto[1] define “personalidade” como “um conjunto de atributos e qualidades físicas intelectuais e morais que caracterizam o individuo”

 

2 – Quais são os elementos que constituem a personalidade?

 

Existem dois elementos principais que são formadores da personalidade: HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE.

 

2.1 - HEREDITARIEDADEEm genéticahereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.

A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre os traços e características próprios do individuo que o tornam um ser diferente de todos os outros.

Em outras palavras “hereditariedade são os fatores herdados, isto é, a natureza humana. Esses fatores hereditarios nascem com o individuo e afetam e agem no mesmo atraves:

  • Do sistema nervoso;
  • Do sistema endocrino (as glandulas de secreção interna);
  • Dos demais orgãos internos.

 

l  2.2 – MEIO AMBIENTE: É o meio em que o individuo vive e foi criado. É um poderoso fator influente na personaliade. O Meio abrange: O lar, a comunidade, o trabalho, a escola,a igreja (religião), a literatura, o estado social (saude fisico, economia, alimentação, higiene, etc.)

.

Esses fatores influem no psiquismo da pessoa, determinando o seu biótipo, istoé, sua constituição fisica, seu temperamento, seu carater. Biotipo e temperamento são componetes da personalidade.

 

2.3 – BIOTIPO – é o aspecto fisico morfologico do individuo

2.3 – TEMPERAMENTO – Tim LaHaye[2] define temperamento como “a combinação de caracteristicas congenitas que subconscientemente afetam o procedimento do individuo.”  Hipocrates (460 a 370 a.C.) conhecido como o pai da medicina¸ o primeiro teorico do “Temperamento”. Ele distinguiu os quatro temperamentos: o sanguinio, o melancolico, o colerico e o flemautico. De acordo com Hipocrates, o temperamento da pessoa dependia dos humores do seu corpo: sangue, bilis preta, bilis amarela e fleuma.

 

É importante conhecer os tipos de temperamento a fim de saber as qualidades e os defeitos natos da personalidade e permitir que o Espirito Santo os controle. Devemos confiar ao Espirito de Deus todo o nosso ser pois somente o Espirito de Deus pode transformar a mais vil personalidade e libertar o homem de habitos e padroes de comportamento que desagradam a Deus.

 

 

 

 

2.3.1 – Visão panoramica dos quatro temperamentos suas qualidades e defeitos.

 

2.3.1.1 - SANGUINEO

 

SANGUINEO

Em geral são Atores, Vendedores, Oradores

QUALIDADES

DEFEITOS

COMUNICATIVO

PULSILÂNIME

DESTACADO

VOLUVEL

ENTUSIASTA

INDISCIPLINADO

AFAVEL

IMPULSIVO

SIMPATICO

INSEGURO

BOM COMPANHEIRO

EGOCENTRICO

COMPREENSIVO

BARULHENTO

CREDULO

EXAGERADO

 

MEDROSO

     

 

2.3.1.2 MELANCOLICO

 

MELANCOLICO

Em geral são: Artistas, Musicos, inventores, filosofos, mestres

QUALIDADES

DEFEITOS

HABILIDOSO

EGOISTA

MINUCIOSO